Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde
banner_kuikuro9.jpg
Página Inicial > Notícias

Documentando Línguas e Culturas: nova exposição do Museu do Índio

Na inauguração da mostra, no dia 24 de março de 2011, professores indígenas Kaxuyana e Tiriyó falaram, emocionados, da experiência de participar da produção de livros de alfabetização nas suas línguas. (fotos: Roberto Beckert)

O público conheceu a exposição fotográfica, as publicações e os sites que apresentam uma retrospectiva dos dois primeiros anos do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas-PROGDOC.

A mostra

São 70 fotografias realizadas pelos índios, além do registro de 30 etnias em painéis infográficos, com descrições dos projetos em andamento. Os trabalhos ficam expostos nos Espaços Muro do Museu e Varanda do Museu até o dia 13 de abril. 

Portal PROGDOC

Reúne 23 sites com informações disponibilizadas pelos próprios índios. Um desses sites inclui versão no idioma Guarani.

Publicações

Com tiragem limitada, "Pape Mïretom Yomukatohu – Livro de alfabetização na língua Kaxuyana", escrito por professores pesquisadores Tiriyó e Kaxuyana da Terra Indígena Parque do Tumucumaque (PA); "Murehti Enpato Panpira Serë – Livro de alfabetização na língua Tiriyó", de autoria de professores-pesquisadores da Terra Indígena Parque do Tumucumaque (PA); "Arte Visual Dos Povos Tiriyó E Kaxuyana – padrões de uma estética ameríndia", de autoria da pesquisadora Denise Fajardo Grupioni; "Livro Da Arte Gráfica Wayana E Aparai", organizado por Lucia Hussak van Velthem e Iori Leonel H. van Velthem Linke, serão distribuídos para bibliotecas de todo o país.

No evento, houve, ainda, mesa-redonda com o tema “Processos de Documentação e Valorização Cultural no Parque Indígena do Tumucumaque (PA)”. Além dos professores da Terra Indígena do Parque do Tumucumaque – Agnaldo Waratava Kaxuyana, Kutanan Wajãpi Wayana e Ubirajara Kesu Tiriyó – , sentaram à mesa o presidente da FUNAI, Márcio Meira, e os antropólogos Lucia Hussak Van Velthem, Denise Fajardo Grupioni, Luis Donisete Benzi Grupioni e José Carlos Levinho

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI