O Parque Indígena do Tumucumaque (PA) será destaque no Museu do Índio, dia 24 de março (quinta-feira), às 19h, em evento que inclui mesa-redonda, inauguração de exposição e lançamento de quatro livros e novo portal do PROGDOC.
A exposição fotográfica “Documentando Línguas e Culturas” será uma retrospectiva das ações desenvolvidas pelo Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas – PROGDOC. Vão estar expostas 70 fotografias realizadas pelos índios, além do registro de 30 etnias em painéis infográficos, com descrições dos projetos em andamento. Os trabalhos vão ficar expostos nos Espaços Muro do Museu e Varanda do Museu, até o dia 14 de abril.
Na ocasião, será lançado, também, o novo portal do PROGDOC, que vai reunir 23 sites com informações disponibilizadas pelos próprios índios. Um desses sites incluirá versão no idioma Guarani.
Além disso, haverá o lançamento de quatro obras sobre a temática indígena, publicadas em parceria do Museu do Índio com o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena – IEPÉ e a Fundação Banco do Brasil.
Para marcar o evento, haverá mesa-redonda com o tema “Processos de Documentação e Valorização Cultural no Parque Indígena do Tumucumaque (PA)”. O assunto vai ser debatido por sete palestrantes, sendo três deles, professores da Terra Indígena do Parque do Tumucumaque.
"ARTE VISUAL DOS POVOS TIRIYÓ E KAXUYANA – padrões de uma estética ameríndia", de autoria da pesquisadora Denise Fajardo Grupioni;
"LIVRO DA ARTE GRÁFICA WAYANA E APARAI", organizado por Lucia Hussak van Velthem e Iori Leonel H. van Velthem Linke;
"PAPE MÏRETOM YOMUKATOHU – Livro de alfabetização na língua Kaxuyana", escrito por professores pesquisadores Tiriyó e Kaxuyana da Terra Indígena Parque do Tumucumaque (PA);
"MUREHTI ENPATO PANPIRA SERË – Livro de alfabetização na língua Tiriyó", de autoria de professores-pesquisadores da Terra Indígena Parque do Tumucumaque (PA).
Tema: Dez Anos de Atuação do Museu do Índio no norte do Pará e Amapá
Palestrante: José Carlos Levinho – Antropólogo e Diretor do Museu do Índio/ RJ
Tema: Os Wayana e Aparai: arte e sociedade
Palestrante: Lucia Hussak van Velthem - doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo
Tema: Valorização Cultural no Norte do Pará e Amapá
Palestrante: Luis Donisete Benzi Grupioni - Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e coordenador executivo do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena - Iepé
Tema: Preparando livros para alfabetizar nossas crianças em nossas línguas.
Palestrantes: Ubirajara Kesu Tiriyó, Agnaldo Waratava Kaxuyana e Kutanan Wajãpi Wayana
Tema: Os Tiriyó e Kaxuyana em busca de suas fontes.
Palestrante: Denise Fajardo Grupioni – Pós-doutoranda em Antropologia Social na Universidade de São Paulo, pesquisadora do Núcleo de História Indígena e do Indigenismo e coordenadora do Programa Tumucumaque do Iepé
© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI