Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde
XVPB_RL_FT_out2009_vitrine_offlecha (13).jpg
Página Inicial > Notícias > Retorno de Mídia > Mitos e lendas da cultura indígena

Retorno de Mídia

Museu do Índio: 60 anos

Dezembro/2013

O Museu do Índio faz aniversário! O saudoso antropólogo Darcy Ribeiro foi o
responsável pela criação da instituição museal em 1953. São 60 anos cumprindo a função de promover e salvaguardar o patrimônio cultural indígena. Desde 1978 ocupa um sobrado do século XIX, em Botafogo, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Pertencente à Fundação Nacional do Índio, localiza-se na cidade do Rio de Janeiro e
possui duas unidades descentralizadas: Guaiás – Centro de Formação Audiovisual, em Goiânia, e Centro Cultural Ikuiapá, em Cuiabá.
A instituição destaca-se pelos acervos etnográfico, fotográfico, documental e bibliográfico referentes à grande maioria dos povos indígenas. Para se ter uma ideia quantitativa, o acervo etnográfico é constituído de 14.000 artefatos, a biblioteca
possui 16.000 publicações e os acervos imagéticos e documentais somam 50.000 imagens e 500.000 documentos históricos, respectivamente. Além de possuir preciosos acervos, adota uma política de divulgação científica que objetiva a divulgação de estudos sobre os povos indígenas que resultam em monografias realizadas por pesquisadores não indígenas e indígenas.
Em Cuiabá, o Centro Cultural Ikuiapá, uma das unidades do Museu do Índio criada em abril de 2012, foi contemplada pelo PAC Cidades Históricas. Isso significa que seu conjunto arquitetônico que vai da Barão de Melgaço à Pedro Celestino passará por obras de restauro, já que é também um imóvel tombado pelo Iphan, que abrigou
a inspetoria do Serviço de Proteção aos Índios. Enquanto a cidade aguarda por mais um espaço de cultura, o Centro Cultural Ikuiapá desenvolve atividades culturais além de seus muros, em parceria com a Casa do Parque (Batarra), Univag Centro Universitário, Sesc Casa do Artesão, Centro Filatélico e Numismático de Cuiabá e escolas da rede pública municipal e estadual. Vamos aguardar!

 

Terra Brasilis
Por Ana Maria Ribeiro Costa

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI